top of page

Fé e Resiliência: Encontrando a luz interior

  • Foto do escritor: Lucas Bueno
    Lucas Bueno
  • 5 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de mai.

ree

Diante de tanta crueldade, injustiça e feitos desprezíveis do ser humano, você por vezes perde a esperança, e por um lapso de consciência deseja o mal para aqueles que o produzem, numa desesperada tentativa de equilibrar a balança moral da sociedade. Você relembra seus princípios éticos, como o respeito ao outro e o esforço por manter a empatia mesmo diante do absurdo, tentando encontrar algum sentido no caos sem justificar o inaceitável. Apavorada com esse mundo, acaba absorvendo o pessimismo e a raiva que circulam ao seu redor, e passa a não acreditar estar suficientemente evoluída para seguir os preceitos do bem, esquecendo-se que sua dissociação do mal (mesmo com sentimentos revoltantes) é sinal de sua evolução. É melhor ser fervorosa do que apática, pois a indignação pode se transformar em ações concretas e éticas, quando canalizada com consciência e direção. Atente-se às sincronicidades e siga sua intuição.


Não há como ser Cristã sem a superação da dor de se enfrentar e de se reinventar diante da necessidade de acreditar em uma algum princípio que dê sentido à experiência, mesmo quando ela parece injusta, enquanto todos os aspectos materiais desenham o caos. Se o Caminho fosse fácil, não seria virtuoso nem digno para aqueles que tiveram a Coragem de não sucumbir às destrutivas tentações da sociedade. Num ambiente dominado pelo cinismo e pela apatia, seus atos podem representar um exemplo de integridade e sensibilidade. As pessoas não vão parar de ser “surtadas e malucas” a não ser que reconheçam um caminho diferente, mais belo, que você pode mostrar com seus exemplos. Uma atitude respeitosa e coerente pode inspirar alguém a romper com padrões destrutivos.


É claro que você quer encantar! Todos nós, conscientes ou não, desejamos encantar pessoas. Que razão teria a vida se a vivêssemos egoisticamente sem jamais oferecer nada substancial a alguém? Não permita que as adversidades pelas quais passou e os males desse mundo te tornem insegura, que pense pouco sobre si e que te façam menosprezar sua capacidade de encantar. Afinal de contas, muito da minha capacidade de ajudar foi, em grande parte, porque um dia você encantou a mim.




Deseja receber artigos e vídeos para sua Reflexão e Autoconhecimento?

Preencha seus dados e inscreva-se!

bottom of page